

PROFESSOR HERBERT
"Uma verdade matemática não é simples nem complicada por si mesma. É uma verdade." (Emile Lemoine)
Relembrando o Teorema de Pitágoras

Os estudos trigonométricos possuem uma relação muito importante com o Teorema de Pitágoras, pois através de sua aplicação determinamos valores de medidas desconhecidas. O teorema de Pitágoras é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°).
Chamamos de hipotenusa o lado maior de um triângulo retângulo. Também pode ser localizado por estar oposto ao ângulo reto do triângulo.
Os catetos são os dois lados menores do triângulo retângulo, sendo que o maior é a hipotenusa. A palavra "cateto" vem do grego Kathetos (ΚΑΘΗΤΟΣ, κάθετος) que significa "que cai perpendicular", pois dependendo de como visualizamos o triângulo retângulo, um de seus lados menores estará na vertical - como algo que cai. Os catetos formam o ângulo reto do triângulo. Os catetos são denominados oposto ou adjacente, de acordo com a sua posição em relação a um dado ângulo do triângulo retângulo: se o cateto está junto ao ângulo de referência, é chamado adjacente; se está oposto a este ângulo, é chamado oposto.

O Teorema de Pitágoras diz que: “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
hip² = cat² + cat²
Fontes:
Lista de exercícios.
Vale a pena, relembrar as razões seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo.
Assista a vídeo-aula abaixo:

Tabela dos ângulos notáveis.
